Faça Você Mesmo - D.I.Y

Faça Você Mesmo: Cobre Leito e Porta Travesseiro

5 de abril de 2017
cobre leito

Oie gente! Se você acompanhou as stories do @casalegre nesse final de semana, viu que eu costurei um cobre leito lindo com os tecidos da Karsten Decor! O friozinho está querendo aparecer aqui no Sul e a gente precisava de um cobre leito mais pesadinho pra cama do home office.

Essa coleção maravilhosa da Karsten Decor tem tecidos bem mais estruturados, o tecido é super pesadinho, bem quentinho mesmo. Ótimo para meia estação, que é bem o nosso caso no Sul, onde fica friozinho a noite e pela manhã e quente só a tarde. Esses tecidos são ideais para mantas de sofá, cobre leito, ou até mesmo para forrar cadeiras, estofados e cabeceiras.

Todos os tecidos dessa coleção combinam entre si e podem ser usados dos dois lados! O mais bacana é que eles disponibilizaram um cupom de desconto aqui pro blog, então quem quiser comprar na loja virtual deles, é só clicar aqui e usar o cupom de desconto dudielariz que vai ter um desconto de 10%!

Então, bora aprender a fazer esse cobre leito?

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O COBRE LEITO

  • 2,15 m de tecido (com 1,45 m de largura)
  • alfinetes
  • máquina de costura
  • 8 metros de viés largo de algodão (2 ou 3 cm de largura)
  • ferro de passar
  • linha de costura
  • fita métrica

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O PORTA TRAVESSEIRO

  • 55 cm de tecido (com 1,45 m de largura)
  • alfinetes
  • linha de costura
  • fita métrica

COMO FAZER O COBRE LEITO E O PORTA TRAVESSEIRO

A parte mais desafiadora desse projeto, foi pensar o que fazer para aproveitar OS DOIS LADOS DESSE TECIDO MARAVILHOSO! Se eu fizesse uma barrinha normal, o outro avesso ia ficar feio, então pensei como poderia fazer. A única ideia que eu tive foi usar viés como acabamento, assim ficaria bonito dos dois lados e foi o que eu fiz.

Para todo esse projeto eu aproveitei o tecido na totalidade da sua largura, para dar mais aproveitamento. Então cortei 2,15 m para fazer o cobre leito. E cortei dois pedaços de 55 cm para os porta travesseiros (queria fazer um do lado branco e um do lado preto). Overlockei as laterais de todas as peças (pode ser usado o zig zag da máquina, ou nem precisa nada como vai ter viés). Depois de tudo overlockado, decidi usar o viés no cobre leito, aí resolvi cortar os cantos arredondados para melhorar o acabamento. Fiz meio a olho um raio de 5 cm e cortei um dos cantos. Dobrei o tecido e repliquei o corte nas outras 3 pontas.

cobre leito

cobre leito

Com os cantos arredondados, passei todo o viés (não precisa passar no tecido, pode ser separado) dobrando ao meio.

cobre leito

cobre leito

Depois de passar todo o viés, eu alfinetei todo ele ao redor do tecido do cobre leito, sempre tomando cuidado pra ficar bem colocadinho no tecido.

cobre leito

cobre leito

Depois de alinhavar com os alfinetes todo o viés na borda do cobre leito, hora de partir pra máquina de costura. Fiquei meio tensa na hora de costurar porque nunca tinha costurado viés, mas foi bem de boa.

Deixei a largura padrão do pezinho da máquina, então foi tranquilo.

cobre leito

Aí é só dar a volta em todo o tecido e o cobre leito estará pronto! Hora de fazer os porta travesseiros.

Eu passei overlock na volta de todo ele, como já contei pra vocês antes. Se você não quiser passar overlock nem zig zag, não precisa. Acredito que só as costuras laterais sejam suficientes pra ele não desfiar.

Com o retângulo cortado, faça uma bordinha nas duas laterais. Eu gosto sempre de alinhavar tudo com alfinetes primeiro.

cobre leito

cobre leito

Com tudo bem marcadinho pelos alfinetes, é só passar uma costura reta na máquina.

cobre leito

Depois de costurar as duas bordinhas laterais, é hora de fazer a montagem. Com o tecido aberto na sua frente com o direito para cima (na extensão da largura), você vai pegar primeiro a lateral esquerda e dobrar 50 cm para dentro do tecido, deixando direito com direito.

cobre leito

Depois você vai pegar a parte da direita e dobrar por cima da parte da esquerda. A parte da direita vai ficar com a dobra de 22 cm.

Vai ficar um sanduichinho de 3 tecidos.

cobre leito

cobre leito

Alfinete tudo certinho e depois passe uma costura nas duas laterais maiores.

cobre leito

cobre leito

Depois é só desvirar o porta travesseiros e ele estará prontinho!

Como a gente fez um de cada lado do tecido, fica incrível a composição na hora de arrumar a cama!

cobre leito

Pode parecer difícil a primeira vista, mas prometo pra vocês que é super fácil. Aproveita o cupom de desconto dudielariz na loja virtual da Karsten e faz um pra você também antes que o inverno chegue!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Rê Becker Wentz 5 de abril de 2017 at 13:59

    genteeeee, que guria prendada! Ah se eu tivesse uma máquina de costura.. não, pera: nem com máquina eu saberia fazer! kkkkkk Que show, ficou lindo, eu amei o tecido!!!! Aceita encomenda? =P tava louca pra dar uma renovada na roupa de cama e pior q só tenho edredom… cobre leito é uma boa dica 😉

    parabens pela escolha, lindo!

    bjosssss, q bom q voltaram a atualizar o blog \o/

    • Reply lariz 5 de abril de 2017 at 15:05

      HAHAHAHAHAHA que boba!! costurar é muito fácil, a próxima vez que tu vier pro sul eu te ensino! eu faço um pra ti se tu comprar o tecido, nem cobro nada 😛 (ou pede o tecido pra Karsten!)

    Deixe uma resposta