Receitinhas

Cozinha da Palmilariz: Molho de Tomate Seco e Nata

3 de abril de 2017
tomate seco e nata

Geitch, oi! Vocês sabem que somos fãs de receitinhas fáceis, né? Geralmente gostamos de cozinhar ao invés de pedir comida pronta, então precisa ser algo fácil e rápido. Nossa comadre Dani nos ensinou essa receita de molho de tomate seco com nata, e viramos fãs. Fazemos quase toda semana lá em casa. O Dudi e eu amamos massa, então sempre procuramos umas receitas diferentes de molho pra dar uma variada nos tradicionais bolonhesa e quatro queijos. Essa receitinha é MUITO simples, quer aprender?

INGREDIENTES PARA O MOLHO DE TOMATE SECO E NATA

  • 50 g de tomate seco em conserva
  • 300 g de nata (sei que aqui no sul é fácil de achar nata e em outros estados não. eu acredito que possa ser creme de leite fresco, ou em lata, o de caixinha tem pouca gordura e acho que não funciona bem)
  • alho, cebola e salsa desidratados (se você tiver tudo fresco, melhor)
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite de oliva

MODO DE PREPARO DO MOLHO DE TOMATE SECO

Em uma panela em fogo baixo, frite a cebola, alho e salsa desidratados. Quando estiver quase fritinho, junte os tomates secos.

tomate seco

Frite um pouco os tomates secos e acrescente o pote de nata. Misture bem até a nata ficar bem líquida. É nessa hora que vai parecer que seu molho não deu certo e ficou aguado. É assim mesmo, não se apavore. O nosso dessa vez ainda caiu um pouco do líquido da conserva do tomate seco, que deixou mais gorduroso e aguado ainda, mas é assim mesmo, não priemos cânico.

tomate seco

Depois que o molho estiver bem líquido, despeje tudo no liquidificador. Nessa hora eu geralmente acrescento cebolinha, manjericão e salsinha frescos.

tomate seco

Bata tudo no liquidificador e veja a mágica acontecer. Não sei se é a gordura ou o tomate seco, ou Deus em pessoa, mas algo emulsifica esse molho e ele fica MUITO cremoso. Depois de liquidificar bem eu devolvo pra panela para acertar o sal. Reparem na diferença de textura, nem parece aquele molhinho ralo que ia dar errado, né?

tomate seco

Aí é só misturar no macarrão a sua escolha e aproveitar. Bom apetite!

tomate seco

 

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Daiane P Kofahl 21 de abril de 2017 at 13:14

    Ficou muito bom!!!

  • Deixe uma resposta