Faça Você Mesmo - D.I.Y

Faça Você Mesmo: Banco de Madeira

31 de março de 2017
banco de madeira

Olá pessoas! Desde a construção do deck, temos uns pedaços de madeira largados no quintal. Depois de pensarmos bastante e calcularmos (com alguns erros), decidimos fazer um banco de madeira pra varanda da casa, bem de boa.

PLANEJAMENTO DO BANCO DE MADEIRA

Depois de rabiscarmos o design do banco e medirmos os pedaços que tínhamos, chegamos a conclusão de que precisaríamos de mais 1,5m de madeira (garapeira). Tudo bem que no fim, descobrimos que não sabemos calcular e sobrou esse 1,5m e mais alguns pedaços. Espero que a futura cria desse casal venha com o gene da matemática mais forte, porque se depender dos pais, haja recuperação…

banco de madeira

COMPRA DOS MATERIAIS

Depois de encomendar a madeira (que não foi usada), fomos até a ferragem e compramos mãos francesas e parafusos. Queríamos um design minimalista, bem “quadradão”, por isso optamos por usar as cantoneiras simples, ao invés das reforçadas com barras. No total usamos 16 cantoneiras. Elas serviram pra dar estabilidade no banco, sem estragar o visual.

De resto, foram parafusos pra reforçar os pés e pregos pra fixar a parte do assento. Nada de mais. Os pedaços de garapeira que usamos são de 4cm X 4cm, então compramos pregos e parafusos maiores que 4cm.

MARCAR, CORTAR e MONTAR

Depois das coisas compradas, era só marcar a madeira e cortar tudo. Nós usamos a tico-tico, mas rola tranquilamente com um serrote.

banco de madeira

As medidas ficaram assim: 6 partes de 1,50m (esquerda), 6 partes de 40cm (meio), 3 partes de 36cm (direita).

banco de madeira

Depois de serrado, marcamos onde seriam feitos os furos dos parafusos e pregos. Furamos com a furadeira, com uma broca menor, pra não ter risco da madeira rachar, e começamos a montar os pés.

banco de madeira

banco de madeira

Depois que tudo foi furado, lixamos todas as partes pra começar a montagem. Começamos pelos pés. As partes de 36cm ficaram no meio, e as de 40cm formaram os pés de fato.

banco de madeira

banco de madeira

Depois foi só pregar as partes do assento, começando pelas das pontas, pra dar estabilidade e podermos ajustar as distancias entre as outras de um jeito mais fácil.

banco de madeira

banco de madeira

E depois de tudo pregado, é só reforçar com as cantoneiras.

banco de madeira

banco de madeira

E por ultimo uma ultima lixada geral sempre vai bem!

banco de madeira

banco de madeira

É isso! Nada complicado (exceto a parte da matemática) de se fazer! O problema é que ainda temos madeiras sobrando. Alguma sugestão do que fazer com isso e APENAS isso de madeira? Achamos que banquinhos cairiam bem…

banco de madeira

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta