Diário de Reforma Faça Você Mesmo - D.I.Y

Faça Você Mesmo: Sousplat Natalino

23 de novembro de 2016
sousplat natalino

Oie gente! Essa época do ano é super corrida sempre e por mais que a gente se organize com antecedência, sempre acabamos tendo toneladas de eventos e coisas para fazer. Não que isso seja ruim, a gente adora estar com os amigos, mas o blog acaba ficando bem de lado porque não conseguimos dar conta de tudo não!

Quem nos acompanha lá no insta, viu que esse final de semana ficamos em casa fazendo várias coisinhas pra casa, e eu aproveitei pra tentar fotografar algumas das coisas que fizemos e compartilhar com vocês!

Uma das coisas que a gente fez foi esse sousplat natalino. Não somos os maiores fãs de Natal, e quando a gente morava no apartamento era meio impossível fazer uma ceia lá porque não cabia muita gente. Como a nossa casa nova é bem maior e esse é o nosso primeiro Natal depois da mudança, resolvemos fazer a ceia da família lá. Como quem faz uma ceia, faz duas, optamos também por fazer uma ceia com alguns amigos bem próximos, em outra data, junto com um amigo secreto. A gente não tinha muita coisa de decoração natalina, e como pra mim uma das coisas mais legais do Natal é a possibilidade de fazer uma mesa linda, logo quis me organizar e fazer algumas coisinhas pra deixar essa ceia o mais bacana possível. Como a mesa provavelmente vai estar com a capacidade de lotação no máximo, pensei em fazer esses sousplat, que ocupam um pouco menos de espaço do que um jogo americano tradicional e fica bem legal. É muito, muito fácil de fazer, por isso quis trazer essa dica pra compartilhar com vocês.

 

MATERIAL PARA O SOUSPLAT

      • sousplat de mdf (você encontra em lojas de artesanato, paguei em média R$ 2 a unidade)
      • cola branca
      • tecido de sua preferência
      • tesoura
      • lápis
      • rolinho de pintura de espuma
      • espátula de plástico (se vc tiver, eu usei minha mão mesmo)

sousplat natalino

MODO DE FAZER O SOUSPLAT

sousplat natalino

Primeiro você começa riscando o contorno do sousplat no avesso do tecido. Eu não usei molde, risquei o contorninho dele mesmo, e depois cortei a olho uns 2 cm de distância pra fora do risco.

Reserva seu tecido num cantinho e bora passar cola no sousplat. Nessa hora tem que ser bem cuidadoso pra não fazer uma meleca por tudo (eu acabei com cola na roupa, nas mãos, na mesa e no cabelo, não recomendo!). Com a ajuda do rolinho (eu só tinha um de lã baixa em casa e usei esse mesmo, mas o de espuma é infinitas vezes melhor) espalhe a cola em toda a extensão do sousplat.

sousplat natalino

sousplat natalino

Daí depois que tiver bem espalhadinho, você coloca o tecido na mesa com o avesso pra cima. E posiciona o sousplat em cima com a cola pra baixo, e aí com um movimento meio ninja você coloca delicadamente a parte do sousplat com a cola no tecido. Meio a olho, meio ninja, sabe?

sousplat natalino

Depois desse movimento ninja, faça essa mãozinha ridícula em formato de aranha para pressionar o sousplat contra o tecido. Mas bem delicadinha, tá?

sousplat natalino

Depois você vira o sousplat com o tecido pra cima e aí é hora de ser ninja de novo. Faça essa mãozinha ninja que nem a minha para ir alisando o tecido e tirando todas as possíveis bolhas de ar que possam ficar. Se você não é muito ninja, considere utilizar uma espátula de plástico, ou uma régua mesmo, ou um pedaço de papelão firme, algo reto que possa auxiliar você nessa tarefa.

sousplat natalino

Com o sousplat bem alisadinho, é hora de virar ele de novo e passar cola nas bordas, para finalizar o tecido. Coloque um pouco de cola e vá espalhando tudo com o rolinho só na borda do sousplat. Aproveita e tenta passar um pouco na sobra do tecido, ajuda na hora de colar.

sousplat natalino

Essa parte, infelizmente, é chata demais. Mas totalmente necessária. Aos poucos e com muita paciência, vá virando a sobra do tecido pra dentro, sempre esticando e alisando bem e segurando um pouco sobre a cola para ela fixar. Com a ajuda do rolinho, vá passando cola por cima dessa sobra de tecido colada, para firmar melhor e não desfiar. Gente, o avesso fica feio pra caramba mesmo, mas é o avesso, vamos lembrar disso? Ninguém vai ver. Então, taca cola e rolinho até ficar bem coladinho e Deus no comando. Vai ficar feio mesmo atrás, podem ver o meu depois, mas e daí? Você fez algo com suas próprias mãos para decorar sua ceia, quer coisa mais querida que isso?

sousplat natalino

sousplat natalino

E eu sei que a foto é a mesma lá de cima, mas é o que tem pra hoje! Dá um efeito tão lindo na mesa! Comprei o mesmo tecido verde do sousplat na cor vermelha e fiz esse guardanapo para colocar no prato. O porta guardanapo eu tentei fazer hoje, achei simples mas bonito, gostaram? Espero que tenham gostado e que consigam fazer para suas ceias ♥ Lembrando que dá pra usar esse tutorial pra fazer pra casamentos, noivados e qualquer outra festa que você queira. Ou até mesmo pra usar no dia-a-dia aí na sua casa!

sousplat_natalino

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Geanina Gomes 24 de novembro de 2016 at 12:53

    Lariz, coisa mais linda esse teu souplast. descobri o blog ontem e já estou viciada, parabéns pelo trabalho. As fotos são lindas, o texto é ótimo, o conteúdo maravilhoso. Tu poderia fazer um posto com indicação de lojas para compra de material de artesanato, tecido, etc.. pra quem mora aqui na região né (Oi Ivoti), aí a gente nao acabava sempre morrendo na internet hehehe

    Beijo grande e de novo, parabéns pelo blog.
    Geanina

  • Reply Flávia 5 de dezembro de 2016 at 23:11

    Te acompanho no insta e hoje resolvi entrar aqui e te falo que já estou apaixonada pelos posts. Adorei a sugestão do sousplat, tão fácil de fazer e tão batatinho… O resultado ficou impecável.
    Beijos linda!

  • Deixe uma resposta