Faça Você Mesmo - D.I.Y Jardim

Faça Você Mesmo: Hanger de Plantas

14 de outubro de 2016
hanger de plantas

Vocês pediram no Insta e eu finalmente tive tempo de vir aqui explicar (mais ou menos) como eu fiz o nosso hanger de plantas. A Lari queria fazer um hanger de plantas pro canto do lado da janela da sala, mas ela não sabia exatamente como ela queria. Pensamos naqueles bem tradicionais de macramê, mas eu queria fazer algo diferente, que envolvesse madeira, que é um material que eu gosto bastante de trabalhar. Procurando no Pinterest, encontrei esse modelo aqui e me inspirei nele.

MATERIAIS PARA FAZER O HANGER DE PLANTAS

  • corda de algodão (ou o tipo que você preferir, mas preferimos materiais naturais)
  • 1 tábua de pinus elliottii
  • 3 vasos de vidro
  • super bonder
  • fita crepe
  • 1 gancho para prender no teto
  • plantinhas (de preferência suculentas ou outras que não precise muita água)
  • casca de madeira ou fibra de coco

Bom, a primeira coisa a fazer, é marcar as madeiras. Eu usei um gabarito que a Lari imprimiu e marquei tudo com lápis. A tábua de pinus que compramos na Leroy tinha 15cm de largura, então imprimi o gabarito com essa medida máxima de largura. O hexágono que imprimi, descobri depois, não era exato. Ele tinha mais largura que altura. Como não temos impressora em casa e eu definitivamente não ia gastar horas da minha vida calculando o ângulo certo de um hexágono, ficou assim mesmo. Isso não atrapalhou em nada no fim porque a diferença era mínima. Essa parte pode ser feita também com um simples quadrado, o resultado fica ótimo também.

hanger de plantas

Depois de tudo marcado, hora de taca-lhe a serra! Essa tico-tico tá sendo uma mão na roda. Não é a melhor ferramenta pra cortar reto, ainda mais pra alguém que corta tudo no chão, sem guia. Mas com paciência e treino, sai um bom trabalho. E além disso, o pinus é parece uma manteiga pra se cortar… Dá pra cortar tranquilamente com aquela serrinha de arco manual também. Se você não quiser se arriscar com a serrinha, pede pra cortarem pra você na marcenaria ou na própria Leroy Merlin.

hanger de plantas

Com as peças cortadas, marquei o centro porque era a hora de usar a furadeira, primeiro com a serra-copo. Peguei a que mais se aproximava do bocal do vasinho que havíamos comprado no 1,99. O buraco ia ficar maior e o vasinho não ia parar no lugar, mas depois eu pensaria em como resolver isso… Já aproveitei pra marcar onde iriam os furos das cordas. Assim ia usar a furadeira uma vez só.

hanger de plantas

hanger de plantas

hanger de plantas

Furei primeiro as 3 peças com a serra-copo. Uma de cada vez. Preciso comprar um jogo novo porque as minhas já tão no bico do corvo. Ou pelo menos algumas delas.

hanger de plantas

Depois empilhei as 3 peças e fiz os buracos das cordas tudo de uma vez, com uma broca 10. Isso vai variar de acordo com a espessura da corda que vai ser usada.

hanger de plantas

Depois de tudo lixado com uma lixa fina, as madeiras estavam todas prontas. Agora é ajeitar as cordas. Iam ser usados 6 pedaços, então cortei os 6 com uma boa sobra, dei um nó na ponta de cada um, alinhei todos na mesa e fui marcando onde achava que ficaria uma altura boa pras plantinhas que a Lari tinha comprado (uns 40cm entre os níveis, se não to enganado). Passei uma fita pra não usar caneta ou lápis. Caneta ia deixar manchado e ia dar mais trabalho apagar o lápis do que arrancar a fita.

hanger de plantas

Depois de tudo marcado, comecei a passar as cordas nos buracos e dar os nós. Essa parte não tem muito mistério. Só aconselho a não apertar muito os nós, porque por mais que eu tenha marcado com as fitas, quando as 3 madeiras estiverem no lugar, eles ainda vão ter que ser ajustados. Outro macete é passar a fita na ponta das cordas que você vai passar pelos buracos. Como as cordas de algodão desfiam bastante, as fitas fazem a função das pontinhas dos cadarços, e isso facilita bastante.

hanger de plantas

hanger de plantas

Quando terminei de passar todas as cordas, juntei todas as pontas e dei um nó na ponta de cima, bem de leve pra ver como ia ficar. Vários nós tiveram que ser refeitos, pra cima ou pra baixo. Por isso é melhor não apertar muito MESMO.

hanger de plantas

Bom, daí chegou a hora de ver como ia fixar os vasinhos de vidro na madeira, no buraco que era maior. Não tínhamos cola quente nem silicone em casa. E minha falta de paciência não combina muito com cola de contato. A Lari deu a ideia de passar corda ao redor, e foi o que eu fiz. Passei umas boas voltas pra garantir que não escorregasse e colei tudo com Superbonder. CUIDADO: quando eu tava colando, vi que meu olho começou a ficar irritado e não entendi o porque, até ver uma fumacinha saindo das cordas. O Bonder é tão forte que tava reagindo e queimando as cordas. Nada que corroesse elas ao ponto de não ser usado… Fixou rápido e de um jeito forte, enfim, funcionou. Só não recomendo meter o carão muito perto das cordas quando tiver fazendo isso, como eu fiz…

hanger de plantas

hanger de plantas

Uma coisa que esqueci de fotografar (acontece gente, já é muito eu coordenar criação, desenvolvimento e fotografia enquanto a dona Larissa tava fazendo bolo na cozinha e não me ajudando com as fotos) foi a ponta de cima. Nessa foto de baixo ela aparece, então vou tentar descrever aqui mesmo. Eu juntei as 6 pontas e passei uma fita pra elas ficarem juntas. Depois colei tudo com Bonder. Dai fiz uma trança com minhas habilidades ninjas de trançar e colei nas 6 cordas, fazendo um arco pra poder pendurar. Depois só dei um acabamento com uma corda ao redor de tudo e taquei mais cola.

Depois de tudo fixado e da cola seca, era a vez da Lari entrar em ação. E lá foi ela plantar as coisas. Eita menina que gosta de uma jardinagem, viu.

hanger de plantas

Oie gente! Lariz no pedaço haha! Bom, com o hanger de plantas do Dudi prontinho, era minha vez de largar o bolo assando e meter a mão na terra. O cara da floricultura nos disse que, como não teria drenagem nos vasinhos (nenhum buraco para escoar a água), seria bom eu usar uma fibra de coco no fundo, porque ela deixaria um pouco mais “aerado” a terra. Ou algo assim. Enfim, forrei todos os vidrinhos com fibra de coco e um pouco de pedrinhas que tinham sobrado de outras plantas, coloquei terra preta adubada e plantei as plantinhas que eu tinha comprado. Não faço ideia que espécies são essas, mas o moço da floricultura falou que se davam bem com bastante sol e pouca água, tudo que tem aqui em casa! Então plantei cada uma delas e torci pra que ficasse bom!

hanger de plantas

hanger de plantas

Dudi de volta. No fim, colocamos um gancho de metal no teto, com uma bucha de gesso, desses normais que vendem em qualquer lugar. O hanger de plantas não ficou muito pesado, então não precisa ser um gancho saiyajin pra aguentar. Se ficou direitinho nesse gesso farelento que temos, fica bom em qualquer outro lugar.

hanger de plantas

E aí, curtiram? Queremos ver vários hanger de plantas saindo hein galera!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply BA MORETTI 16 de outubro de 2016 at 20:10

    ai que linds *o*

  • Reply 3 Blogs de Decoração Super Inspiradores | Bel Sant Anna 20 de março de 2017 at 19:54

    […] Preferidos: Hanger de plantas; Bolo de banana e aveia; Luminária de canos; Vasinhos de […]

  • Deixe uma resposta