Receitinhas

Cozinha da Palmilariz: Bolo de Banana e Aveia

11 de outubro de 2016
bolo de banana

Terça-feira, véspera de feriado. Quer desculpa melhor pra fazer um bolo de banana? Vocês sempre me pedem receitas mais saudáveis por aqui, mas a verdade é que a gente não é dos mais exemplares quando o assunto é alimentação. Eu tenho um metabolismo de outro planeta que não me deixa engordar nunca, então não me preocupo com isso. Como de tudo, carne, doce, fritura, gordura, carboidrato, lactose, glúten e tudo o que andam cortando das dietas por aí. Sou até meio preconceituosa com coisa saudável demais e com gente que corta tudo da alimentação.

Esse bolo de banana, por exemplo. A primeira vez que eu comi, minha cunhada que leva uma alimentação bem mais saudável do que a nossa, trouxe pro escritório e me ofereceu. Quando ela disse que era de banana com aveia eu disse, “aham, brigada mas não tô com fome“, simplesmente porque eu não ia comer um bolo de banana com aveia. Aí veio o dia seguinte, não tinha NADA pra comer e bateu aquela fome e ainda tinha um pedacinho de bolo por ali e eu me atrevi a comer. GENTE, que coisa mais maravilhosa. Amei. Eu detesto bolo de fruta que leva a fruta inteira, tipo caramelizada, sabe? Não gosto de frutas cristalizadas, nem de passas, então quando ela disse que era bolo de banana eu nem olhei. Só que esse bolo é diferente, é todo batidinho e tem só um gosto levinho de banana. Sem contar, que é facílimo de fazer!

Bom, chega de conversa, vamos ao que interessa?

INGREDIENTES DO BOLO DE BANANA

  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo (eu usei de girassol, mas qualquer um serve)
  • 4 bananas (eu deixo pra fazer esse bolo quando compro banana demais e elas já estão bem maduras quase passando, assim aproveito a fruta e o bolo fica muito mais gostoso)
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar mascavo (pode ser demerara, ou se você não come açúcar de jeito nenhum, não sei o que pode usar pra substituir, faz sua mágica aí)
  • 250g (ou uma caixinha) de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • canela a gosto (AMO)
  • passas a gosto (não coloquei porque não gosto, mas ouvi falar que fica bom. se você gosta dessas coisas murchas, coloque)

bolo de banana

MODO DE PREPARO DO BOLO DE BANANA

Ridículo de tão fácil. No liquidificador vai: os 4 ovos, o óleo, as bananas picadinhas e o açúcar mascavo. Se quiser colocar a canelinha, já coloca no liquidificador pra misturar bem.

bolo de banana

Na tigela vai: a aveia, o fermento, e as passas ou castanhas se você quiser. Aí é só misturar o conteúdo batido do liquidificador com os secos da tigela. Untar uma forma com óleo e levar ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos. Eu ainda coloco um açúcar mascavo e canela por cima do bolo antes de assar, pra ficar uma crostinha.

bolo de banana

bolo de banana

Esse bolo é perfeito pro lanche da tarde com um cafezinho recém passado, ou ainda pro café da manhã. Eu não gosto de comer nada muito doce ou enjoativo de manhã, então esse bolinho é perfeito, porque ele não fica doce apesar de eu achar que vai bastante açúcar (e olha que pra eu achar que vai muito açúcar, é pq vai mesmo!).

bolo de banana

Ah, a receita original é do site Tudo Gostoso, espero que vocês gostem desse bolinho e façam pro feriado de amanhã. Ele é o par perfeito da playlist Lazy Sunday ♥

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Letícia Molin 1 de março de 2017 at 16:25

    MELHOR BOLO! Já fiz incontáveis vezes esse verão e é um sucesso, o novo favorito!

  • Reply Marina Torresan de Albuquerque 3 de abril de 2017 at 16:58

    Fiz ontem o bolo. O preparo é facílimo. Mas tomei um susto quando fui colocar na forma a massa deu quase na borda. Fiquei como medo que a massa transbordasse e por isso assei também em algumas forminhas de cupcake.
    Acontece que esse bolo é pesado e esse bolo não sobe, então não tenham essa preocupação quando forem fazer em casa.
    No mais, o bolo é ótimo e não é muito doce.

  • Deixe uma resposta