Decoração Faça Você Mesmo - D.I.Y Jardim

Faça Você Mesmo: Vasinhos de Concreto

31 de maio de 2016
vasinhos-de-concreto-002

Oie gente! Como ceis tão? A gente tá na finaleira da reforma, doidinhos de vontade de mudar pro nosso cantinho, mas não esquecemos do blog! Nesse feriado, aproveitamos um pouco nossos dias de folga para fazer algumas coisas lá pra casa e conseguimos lembrar de levar a câmera e fotografar tudo para mostrar pra vocês, então vamos começar hoje com um DIY de vasinhos de concreto. Acho até que já tem bastante vídeo de DIY desse assunto na internet, mas como temos nossas próprias dicas a gente veio compartilhar com vocês ♥

Então, vamos começar?

Materiais para os Vasinhos de Concreto:

Antes de passar para vocês a lista de materiais, vamos explicar uma coisa: nesse DIY vamos ensinar a fazer os vasinhos de concreto de duas maneiras, utilizando moldes de papelão e utilizando potes de plástico. A lista de materiais está misturada, mas conforme vocês acompanharem o passo a passo vão entender melhor.
vasinhos-de-concreto-003

  • Potes plásticos variados ou vasinhos de planta vazios (de preferência que não serão mais utilizados, o molde que foi utilizado na foto do início do post foi um igual a esse)
  • Argamassa Pronta (utilizamos essa aqui, um saco desses rende pra caramba e custa uns R$ 10,00)
  • Água
  • Vaselina Sólida
  • Pincel
  • Fita Crepe
  • Fita Adesiva Larga
  • Papelão
  • Estilete
  • Tesoura
  • Lápis
  • Régua
  • Copos Descartáveis
  • Pedras ou pesos de papel
  • Spray Cobre (opcional, pode ser a cor de sua preferência ou nenhuma cor)
  • Cacto ou Suculenta
  • Cordinha ou Barbante de Algodão (opcional também)
  • Molde que você baixa aqui (pegamos esse molde de um tutorial do blog Studio Gray House, deixamos todos os créditos no molde, apenas traduzimos ele pra vocês e disponibilizamos aqui)

Modo de Fazer os Vasinhos de Concreto:

Se você for fazer o molde de papelão, baixe o molde, imprima e transfira para o papelão a quantidade de partes a serem cortadas. Corte com o estilete ou tesoura cada uma das partes. Forre a parte de dentro do papelão com fita adesiva larga, assim você impermeabiliza mais o papelão e garante mais firmeza pro seu molde. Se você pretende fazer seus vasinhos de concreto com potinhos de plástico como molde, não precisa fazer nenhum desses passos que envolvem papelão e fita.

vasinhos-de-concreto-004

vasinhos-de-concreto-005

Depois de forrar todas as partes do molde com fita adesiva larga, junte as partes conforme o desenho do molde que você baixou. Reforce tudo pelo lado de fora com muita fita adesiva larga, até o molde ficar totalmente coberto de fita.

vasinhos-de-concreto-006

Agora com seu molde pronto, seja ele um pote de plástico ou esse de papelão (lembrando que você pode desenhar vários moldes de papelão conforme sua imaginação quiser, dá pra fazer caixinhas quadradas, triangulares, hexagonais, enfim, como você quiser MESMO), vamos seguir fazendo o vasinho. Com a ajuda de um pincel, passe vaselina sólida no interior do seu molde ou do seu pote de plástico. Isso vai ajudar o vasinho a se soltar depois, sem maiores acidentes.

vasinhos-de-concreto-008

vasinhos-de-concreto-008

Com os vasinhos bem lambuzados de vaselina, chegou a hora de fazer o concreto! YAY! Em um balde de plástico, misture a argamassa que você comprou com a proporção de água sugerida pelo fabricante. Como misturamos MUITA argamassa quando assentamos os tijolinhos, estamos super craques e já fazemos tudo a olho, eu particularmente gosto de deixar a massa com uma consistência bem firme, para o vasinho ficar mais escuro, então não coloco muita água não. O Dudi disse que isso não tem nada a ver, mas eu faço do mesmo jeito hahaha. Pelas fotos vocês vão ter uma ideia boa da consistência da massa. Eu uso uma espátula velha de pintura para misturar bem. Com a massa pronta, despeje nos vasinhos, deixando uns 2 cm sem massa.

vasinhos-de-concreto-009

vasinhos-de-concreto-009

vasinhos-de-concreto-009

Enquanto coloca a massa, é bom dar umas chacoalhadas no molde ou no pote, batendo a parte de baixo para assentar bem a massa. Faça isso várias vezes para não ficar muitas bolhas, eu acho as bolhas de ar um charme a parte do vaso, mas se você quiser menos bolhas vai batendo e chacoalhando o molde até sair bem o ar da massa. Agora é hora de fazer a parte do meio do vaso, onde vai ficar a plantinha. Se você fez o molde de triângulos, pegue o molde interno e cubra todo ele com muita fita ao redor, depois passe bastante vaselina na parte de fora. Encha ele de pedrinhas ou de areia ou de qualquer coisa bem pesada, caso contrário ele não vai parar dentro do vaso. Se você está fazendo o vasinho de concreto com um pote de plástico, pegue um copinho descartável. Recomendo aqueles de isopor, deixa menos marcas na parte de dentro, mas se você não tiver esse, usa o que tiver em casa. Até um potinho de plástico menor serve. Faça a mesma coisa que falei para o de papelão, encha de coisas pesadas dentro e passe muita vaselina por fora.

vasinhos-de-concreto-014

Com as partes internas prontas, afunde elas na massa, bem no centro do vaso. Empurre até ter um bom espaço para a sua planta, só cuide para deixar uma parte firme de massa embaixo, já estraguei vários deixando muito fino embaixo e depois quebrou. Lembra que falei pra deixar uns 2 cm sem massa? Quando você enterrar o copo ou o molde interno, a massa vai subir e se você tiver colocado massa até a borda, vai transbordar muito e fazer uma sujeira danada. E não tenha medo de se sujar, vai ajeitando a massa com os dedos mesmo, alisando a parte de cima pra cobrir bem todos os cantinhos (principalmente no molde de triângulo, tem que fechar bem as pontas).

vasinhos-de-concreto-012

vasinhos-de-concreto-012

Faça vários de uma vez só para compensar a bagunça. E outra dica, vá ao R$ 1,99 da sua cidade com outros olhos. Olhos de vasinhos, sabe? Todo potinho com formato diferenciado é um vaso em potencial. Estou viciada em procurar formatos diferentes, já compramos caixinha de isopor (funciona), vasos de plástico (quanto mais mole o plástico e mais porcaria for o vasinho, melhor), só não funciona mesmo com vidro. Dá pra colocar detalhes também, como alcinhas de corda de algodão, enfim, use a criatividade! A parte de pesinho de concreto que está na foto abaixo é um restinho de massa que sobrou e colocamos em um pote plástico, aí quando desenformamos serviu como um ótimo peso para fazer vasinhos novos.

vasinhos-de-concreto-015

vasinhos-de-concreto-015

Não se preocupe em alisar muito a parte de cima, deixe bem rústico mesmo que depois isso a gente conserta! Com todos os vasinhos cheios de massa, espere 24 horas até a massa estar um pouco mais firme e desenforme. No caso dos vasinhos de plástico, basta virar de cabeça para baixo e pressionar com cuidado o centro do fundo do vaso, que nem desenforma gelo, sabe? Só que com cuidado para o vaso não quebrar. Nessa hora é que vamos descobrir se você passou vaselina suficiente hahahaha. Se for o molde de papelão, não tem outro jeito, tem que ir rasgando mesmo, sem dó nem piedade. Vai tirando parte por parte com cuidado, porque a massa ainda não está bem firme, nesse ponto ela ainda está super quebradiça e você pode destruir o vaso todo (já destruí uns 319 por falta de paciência). Depois de desenformar, você pode corrigir a parte de cima com um estilete, ou espere e deixe secar bem e corrija com a lixa. Dá pra passar uma esponja de louça, com a parte amarela, para dar uma alisadinha também se você quiser. Repito: tudo muito, MUITO delicadamente. A parte de dentro do de papelão é melhor tirar quando tiver bem seco. Os copos de plástico ou isopor saem bem facilmente.

vasinhos-de-concreto-017

vasinhos-de-concreto-017

vasinhos-de-concreto-017

vasinhos-de-concreto-017

vasinhos-de-concreto-017

Depois de desenformar, deixe secar bem, no mínimo mais uns 2 dias. Aqui no sul tá super frio e SUPER úmido, então tá levando até 4 dias para secar totalmente, quando eles secam ficam bem mais claros. Depois de seco você pode lixar as imperfeições para dar acabamento e pintar se desejar. Se for pintar, isole a parte que não for pintar com fita crepe e passe o spray no restante. Como estamos numa onda cobre, pintamos uma partezinha do vaso de cobre, pra ficar mais contrastante e não ficar tão rústico. Como a secagem dos vasinhos ta prejudicada aqui no sul, tive que pegar um que já tava seco para finalizar.

vasinhos-de-concreto-022

vasinhos-de-concreto-022

vasinhos-de-concreto-024

Uma dica gente, a gente chama de vasinhos de concreto, mas eles são mesmo “cachepôs”. Não entendo muito de planta, mas acho que a água precisa ter escoamento, então eu sempre preparo um vasinho separado com a plantinha dentro e só encaixo nesse buraquinho do vasinho de concreto, não planto direto nele, sabe? Então pegue seu vasinho, meça direitinho se cabe ali dentro, se for preciso corte um pouco as bordas. Ou plante no próprio copinho de plástico que você usou pra fazer a parte interna. Aí é só cortar o excedente de plástico e cobrir tudo com aquele farelo de mármore branco, pra dar acabamento. Nesse vasinho aqui eu usei um copinho de isopor de sorvete que a gente tinha tomado no shopping e tava perdido lá em casa. E gente, vai ter borrão, vai ter bolha de ar nos vasos, vai ter vasinho que não vai dar certo, vai ter vasinho preso dentro do pote de plástico, porque a vida é assim mesmo, tá? Mas releva, faça os que der pra fazer, encara as imperfeições porque se a gente quisesse vaso perfeito, não ia querer eles de concreto né? Coloque sua plantinha aí dentro e seja feliz!

vasinhos-de-concreto-025

vasinhos-de-concreto-026

Ah, e mil perdões por não colocar foto do de triângulo finalizado. Ele AINDA está secando. Segue lá nosso insta que sempre colocamos foto de tudo, esse final de semana se der sol eu finalizo ele e posto foto lá pra vocês ♥ E me contem se vocês vão se arriscar a fazer! Lá no insta várias pessoas comentaram que vão fazer, quero ver mão na massa!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Fernanda Gomes 5 de agosto de 2016 at 12:25

    Encantada com o blog, com a história de vocês, com o novo lar, com o casamento lindo cheio de DIY, enfim… com vocês! Tô aqui, planejando casamento, cheia de inspirações… gratidão! Ps. Adorei esse DIY dos vasinhos, vou testar este final de semana! <3

  • Deixe uma resposta