Receitinhas

Cozinha da Palmilariz: Pão de Minuto

5 de janeiro de 2016
pao-de-minuto-0002

Oie pessoal lindo do blog! Feliz Ano Novo pra todos nós! A gente ficou meio sumido aqui do blog porque estávamos na praia, e mal e mal pegava o 3g do celular por lá, quem dirá internet para fazer um post! Pra compensar nossa ausência, hoje vamos compartilhar uma receitinha da mãe do Dudi com vocês. Gente, sério, esse pão de minuto é maravilhoso! Parece pão de queijo, só que melhor. A minha sogra faz desde sempre na casa dela e nos passou a receita, porque o Dudi ama demais ♥ Ele é super prático de fazer, perfeito para o lanche da tarde. Ah, ele se chama pão de minuto, porque some da mesa em um minutinho. Ainda mais se você tiver um Dudi na sua casa!

INGREDIENTES DO PÃO DE MINUTO

Direto do caderninho de receitas da mãe do Dudi, pra vocês ♥

pao-de-minuto-0001

Só pra constar, o fermento é aquele químico mesmo, tipo Royal, não aquele biológico para pães. E ali onde diz margarina, na verdade é manteiga com sal.

MODO DE PREPARO DO PÃO DE MINUTO

Geitch, então. Pra fazer esse pão de minuto, é super simples. É só misturar todos os ingredientes em uma tigela (a gente coloca todos os secos primeiro menos o fermento, depois o leite, o ovo e a manteiga, e no fim o fermento) e vai misturando. De início vale misturar com uma colher, mas depois é na base da mão mesmo.

pao-de-minuto-0004

A gente coloca farinha na bancada e vai sovando a massa com a mão mesmo. Só não pode colocar muita farinha, pra não endurecer muito o pão de minuto. Mas pode acrescentar mais um pouco, além da quantia da receita, para dar liga. Em dias mais quentes geralmente a massa fica muito mole e precisa colocar um pouco mais.

pao-de-minuto-0005

Depois que a massa estiver no ponto (mais ou menos como na foto abaixo) aí é só fazer pequenas bolinhas com ela e colocar em uma assadeira untada com manteiga.

pão de minuto

pão de minuto

Aí você leva ao forno pré-aquecido em 200º, mas o tempo no forno vai depender muito do seu forno e do tamanho das bolinhas. Não pode pré-aquecer por muito tempo, se o forno estiver muito quente vai assar o pão por fora e deixar cru por dentro. Tem que ficar cuidando pra não queimar, geralmente leva uns 15-30 minutos no máximo. Vai do seu gosto também, o Dudi gosta mais assadinho e eu gosto mais branquinho.

pao-de-minuto-0008

Dica: quando tirar os pãezinhos do forno, já tenha um café passado e uma manteiga por perto, porque você vai querer comer eles ainda quentinhos com manteiga derretendo e cafezinho fresco. Tudo simples, como a vida deve ser ♥

pao-de-minuto-0009

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta