Receitinhas

Cozinha da Palmilariz: Arroz de Forno Cremoso

10 de setembro de 2015
arroz-de-forno-cremoso

Oi pessoal! Ceis notaram que estamos tentando nos dedicar mais pro blog? Vocês merecem e estamos fazendo de tudo pra estar mais presentes por aqui! Ontem, apesar da fome que a gente estava, tentei documentar a receita da janta! No final de semana fizemos um milkshake ESPETACULAR de Oreo e eu esqueci das fotos, acreditam? Que desculpinha pra fazer de novo, né? Bom, mas hoje a receita é de arroz de forno, super prática para aqueles dias que sobra um arrozinho pro dia seguinte. No nosso caso aqui, como eu ando cozinhando muito menos do que gostaria, não tinha arroz de ontem e tive que fazer novinho, mas fica mais gostoso ainda com um arroz dormido.

Vamos a receitinha do arroz de forno cremoso então? Mais simples que andar pra frente!

INGREDIENTES DO ARROZ DE FORNO CREMOSO

  • meia cebola pequena cortada em cubinhos pequenininhos ou processada
  • 350 g de carne moída de primeira (pode ser patinho)
  • (pra quem for vegetariano, fica uma delícia fazer com abobrinha ou couve-flor cortadas bem pequenininhas)
  • 1 e 1/2 xícara de chá de passata de tomate ou 3 tomates descascados e picados em cubinhos
  • 1 requeijão
  • 1 xícara de chá de arroz cru (eu fiz essa medida, não sei depois de cozinhar em quanto virou, mas se você já tem arroz pronto acho que uma xícara e meia dá tranquilo)
  • 3 fatias de queijo mussarela
  • queijo ralado
  • uma pitada de açúcar
  • uma colher de mostarda, se você gostar
  • sal, pimenta, orégano a gosto

MODO DE PREPARO DO ARROZ DE FORNO CREMOSO

Em uma panela, coloque azeite para esquentar. Quando estiver bem quente, frite a meia cebola cortada em cubinhos. Assim que ela estiver transparente, junte a carne moída na panela.

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-002

Reparem que eu tava fazendo o arroz ali na panelinha do lado. Enfim, depois que a carne estiver cozida, acrescente a passata de tomate e misture bem.

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-003

Se você quiser acrescentar uma mostardinha amarela, essa é a hora.

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-004

Depois de incorporar bem a mostarda no molho, eu dou uma provadinha. Coloco sempre um pouco de açúcar para tirar a acidez da passata de tomate, depois coloco pimenta preta moída na hora, orégano e por último acerto o sal. Às vezes coloco um pouco de molho shoyu na hora que estou fritando a carne, aí coloco bem pouco sal no fim.  Uma coisa que eu gosto de fazer, mas o Dudi não curte muito é acrescentar uns 3 dedos de pimentão vermelho. Fica maravilhoso! Deixo cozinhar um pouco em fogo baixo, para a carne adquirir os sabores do molho, assim que estiver bem gostosinha, desligo o fogo e acrescento o requeijão. Eu gosto mais de requeijão, mas fica uma delícia também com cheddar cremoso, aquele que vem num copo plástico igual ao de requeijão.  Depois de misturadinho, vai ficar com uma carinha de estrogonofe igual a foto aqui embaixo:

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-005

Depois do arroz e do molho de carne prontos, hora da montagem! Pra gente eu faço numa travessa pequenininha, só pra nós dois fica perfeito. Começo com uma camada do molho com carne, coloco uma camada de arroz e depois outra de molho de carne.

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-006

Depois dessas três camadas de puro amor e cremosidade, cubro tudo com queijo mussarela, queijo ralado e orégano.

dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-007

Aí meuzamigo, é só levar pra dourar um pouquinho no forno até o queijo derreter e ficar douradinho e depois correr pro abraço. Mentira, correr pra mesa é mais útil nessa hora. Tô muertinha de fome escrevendo esse post e salivando, espero que quando eu chegar em casa ainda tenha uma colheradinha dessa delícia na geladeira me esperando.

https://i0.wp.com/dudielariz.com.br/wp-content/uploads/2015/09/dudi-e-lariz-blog-cozinha-da-palmilariz-arroz-de-forno-cremoso-001.jpg?resize=760%2C507

E aí, gostaram? Dá tempo de fazer pro jantar de hoje hein! ♥

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta