Decoração Lá em Casa

Antes e Depois do Nosso Apartamento – Parte 1

2 de julho de 2015
antes-de-depois-06

Depois que o nosso apartamento apareceu nos blogs de decoração Medo da Pressa e Comprando Meu Apê, muita gente nos pediu para fazer um antes e depois do nosso apartamento, além de contar um pouco mais sobre a nossa casinha. Ficamos bem surpresos com todo esse retorno, porque desde que a gente comprou o apartamento na planta, em 2011, foi peleia atrás de peleia para decorar e deixar tudo com a nossa cara.

Como a saga do nosso apezinho é enorme, para os posts não ficarem tão grandes, resolvemos dividir por partes. Nessa primeira parte vamos falar sobre a parte bruta da obra, desde que recebemos as chaves sem nada dentro, até a colocação do piso.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-01

Assim que nós fechamos o negócio, pegamos a planta do apêzinho e fomos planejar os móveis. A gente sabia que mesmo que não tivesse dinheiro para fazer todos os móveis de uma vez só, precisávamos ter uma noção do que a gente queria, então, ao fazer todo o projeto, a gente já teve uma ideia de qual parede pintar de cada cor, de onde deixar os pontos de luz, dos acabamentos de piso que precisam conversar com os acabamentos dos móveis, etc. Esse foi o primeiro passo, pesquisar lojas de móveis sob medida. Dessa forma, quando recebemos as chaves a gente já sabia tudo que precisava ser feito, etapa por etapa e aí não precisávamos perder tempo pensando em tudo, foi por isso que conseguimos realizar tudo em 3 meses.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-02

Infelizmente, na época a gente não tirou tantas fotos assim, porque nem passava pela nossa cabeça registrar tudo daqueles momentos. Estávamos sempre empoeirados e sujos de tinta ou massa corrida. Bobagem nossa, porque hoje sentimos muita falta de ter vídeos nossos pintando tudo e furando as paredes loucamente.

Como a maioria de vocês já sabem, recebemos o nosso apartamento em junho de 2012, sem piso, sem gesso, com um péssimo acabamento nas paredes (obrigada, construtora Cisplan!) e com a sacada aberta. Desde o dia que recebemos ele, até a nossa mudança definitiva se passaram exatamente 3 meses.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-11

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-12

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-03

Quando recebemos o apartamento, ele estava exatamente como na foto acima, apenas sem os materiais de construção, é claro. Antes de tudo a gente decidiu que queria unificar a sacada com a sala, então mandamos tirar a porta e nivelar o piso da sacada com o concreto. Isso foi em junho, e a reunião de condomínio que estipularia o modelo de fechamento de sacada só aconteceu em julho, então tivemos que ficar fazendo outras coisas que não dependessem da proteção do vidro da sacada. Também decidimos tirar todo o forro de PVC da cozinha e substituir por gesso, ele foi removido na mesma semana da porta para agilizar.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-16

Depois de tirar tudo o que ia sair do apartamento, pedimos para um amigo nosso “faz tudo” passar massa corrida em TUDO e lixar. Essa foi a primeira e mais empoeirada semana da nossa obra. Se vocês pretendem passar massa corrida na casa de vocês, apenas saibam que não recomendamos que tenha mais nada no local, muito menos gente. Mesmo depois que a gente se mudou, ainda limpamos pó de massa corrida das paredes por um bom tempo! Gente, preciso compartilhar com vocês que a gente não tinha nem piso, MAS TÍNHAMOS INTERNET! Nerds gonna nerdiar, né?

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-04

Depois de fazer a massa corrida de todas as paredes, chamamos um eletricista e deixamos preparados os cabos de pontos de luz da sala e da cozinha, antes da parte do gesseiro. A ideia inicial era fazer apenas gesso na sala, mas como o teto de PVC da cozinha era muito feio e o teto do corredor veio extremamente torto, acabamos fazendo gesso na cozinha, na sala e no corredor. Ficou bem acima do nosso orçamento previsto, mas gesso é aquela coisa que ou você faz antes de se mudar, ou não faz nunca mais. No banheiro também tinha teto de PVC, mas como estava mais bonitinho que na cozinha, nós deixamos pela praticidade da limpeza. E nos quartos substituímos o roda-forro de péssima qualidade que a construtora nos entregou, por um roda forro mais largo e mais bonito, de qualidade bem superior. Compramos ele em metro em uma loja de materiais de construção e o Dudi aplicou.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-10

Junto com essa parte “suja” de gesso, massa corrida e etc, eu decidi lixar todas as portas do apartamento e pinta-las novamente, porque a construtora entregou com uma tinta bem mal passada, elas já estavam amarelando, então lixei todas e pintei com umas 2 boas demãos de uma tinta branca, especial para madeira e portas.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-22

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-22

Depois que o gesso foi feito a obra deu uma andada. Instalamos o porcelanato da cozinha e o mesmo “faz tudo”, nosso amigo da massa corrida, pintou as paredes pra gente. Acabamos dando uma retocada em algumas depois, pela dificuldade de emparelhar as cores escuras. Pra quem sempre pergunta com que cores pintamos o apartamento, nós não usamos branco nas paredes, apenas branco fosco no teto e no gesso. Como cor principal para tudo, escolhemos uma espécie de tom porcelana, no escritório colocamos uma parede azul índigo, no quarto um tom de bege meio café com leite e na sala um rosa meio magenta bem vivo. As três primeiras são da Sherwin Williams, com o acabamento requinte acetinado. A última é da Coral, e o acabamento foi fosco acetinado. As cores que usamos são:

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-09

Recomendamos muito mais as tintas da Sherwin Williams. Esse veludo escarlate da Coral a gente precisou dar de 7 a 8 demãos para emparelhar a cor e não manchar.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-17

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-18

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-18

Com o porcelanato da cozinha aplicado, podíamos começar as pastilhas de vidro da cozinha, ao menos da parede que não ia móveis. As pastilhas na área de respingo da cozinha e área de serviço, aplicamos apenas depois que os móveis e o granito foram instalados.

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-20

Aí julho chegou, a definição do fechamento de sacada foi feita e chamamos a empresa especializada para fazer. Já aproveitamos a mesma empresa e colocamos o box no banheiro. Com a sacada fechada, poderíamos finalmente começar a colocar o laminado no apartamento! Certo?

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-21

Pra você que respondeu certo ali em cima, era o que a gente achava também! Afinal, com a sacada fechada era só instalar o laminado, né? Chamamos o colocador de piso para começar a instalação… Quando ele chegou lá, disse que com o nivelamento de piso que a construtora Cisplan nos entregou era IMPOSSÍVEL de colocar um laminado em cima, teríamos que refazer toda a parte “concreta” da coisa, para aí sim podermos instalar o laminado e ele não entortar nem danificar. Novamente, chamamos o “faz tudo” da família e em uma semana ele refez o contra-piso, deixando bem nivelado e bem lisinho para colocarmos o laminado. Ainda bem que ele caprichou, porque o porcelanato já estava instalado e não podia respingar nem sujar de concreto. Aí novamente os caras do laminado vieram e instalaram tudo! Só temos uma foto realmente muito ruim do dia da instalação do piso, mas vamos compartilhar mesmo assim:

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-24

Por favor, não briguem com a gente. Sei que recebemos inúmeras perguntas sobre qual é o nosso piso, mas sinceramente: não temos certeza. A gente ACHA (99,9% de certeza) que é o Carvalho Victória da Durafloor. Eu lembro que é da linha Way da Durafloor, o mais acinzentado não tão branco. Por um bom tempo eu achei que era o Peroba Gris, mas o Peroba é da linha Ritz, e como o nosso é linha Way, deve ser o Carvalho mesmo. De qualquer forma deixamos os dois aqui embaixo para vocês compararem:

dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-25

E aqui uma foto dele aplicado na nossa sala, mais amplo pra vocês verem melhor:

https://i2.wp.com/dudielariz.com.br/wp-content/uploads/2015/07/dudi-e-lariz-blog-antes-e-depois-do-nosso-apartamento-26.jpg?resize=780%2C545

Bom, nesse post só vamos contar até a parte da colocação do piso, o resto a gente conta em outro post, continuem acompanhando a nossa saga decorativa!

Quem tiver dúvidas sobre alguma coisa que a gente não esclareceu aqui no post, fiquem a vontade para perguntar, se a gente souber teremos o maior prazer em compartilhar com vocês! Só lembrem que somos amadores compartilhando experiência com outros amadores, certo?  ♥

You Might Also Like

28 Comments

  • Reply Daisy 2 de julho de 2015 at 11:56

    É muito amor envolvido! <3

    • Reply lariz 2 de julho de 2015 at 14:38

      só com muito amor pra dar conta de tudo <3

  • Reply alessandra 2 de julho de 2015 at 14:32

    Olá. Seu ape e lindo e suas dicas são ótimas. Parabéns pela criatividade e paciência de compartilhar um pouquinho dessas dicas.
    Estou em reforma e preciso urgente de alguém que faça massa corrida. O seu amigo faz tudo ele trabalha pra fora? Poderia indicar?

    Beijos e parabéns pelo ape.

    • Reply lariz 2 de julho de 2015 at 14:36

      Olá Alessandra!
      Que bom que você gostou, ficamos super felizes 🙂
      O nosso amigo faz pra fora sim, mas moramos em Novo Hamburgo, no RS. De onde você é? Já tentou procurar naquelas agências de “marido de aluguel”? Geralmente eles tem essas pessoas que fazem de tudo um pouco
      Boa sorte na sua reforma, da trabalho mas depois é só alegria!

    • Reply Carou 4 de julho de 2015 at 00:32

      oi, alessandra! se você for de são paulo, meu pai trabalha com isso. posso te passar o contato se interessar. 🙂

      • Reply lariz 6 de julho de 2015 at 08:27

        ó Alessandra, já brilhou um contato por aqui <3

  • Reply Gabi 2 de julho de 2015 at 14:35

    Lindo, gente! Que trampo fazer reforma, né? Eu nunca fiz, o máximo foi observar de longe a montagem da cozinha e pintar umas paredes, mas morro de vontade de me aventurar um dia numa coisa mais heavy metal assim! Parabéns <3

    • Reply lariz 2 de julho de 2015 at 14:37

      Ai guria, dá muito trabalho, era todo final de semana e feriado a gente lá enfiado na obra fazendo alguma coisa hahahaha
      mas depois vale MUITO a pena, ver tudo como a gente sempre sonhou. Fora os perrengues no meio né, mas pra tudo tem jeito!
      Se a gente trocar de imóvel queremos nos aventurar mais um pouco no próximo, arriscar um cimento queimado ou tijolinhos nas paredes <3 beijoo

  • Reply Rafaela 2 de julho de 2015 at 16:01

    eu de novo! haha

    que lindo antes e depois! Mais lindo ainda porque nossas estantes da sala são iguais , só cores diferentes (sem mesmo ver o teu projeto antes)! Já que foquei ali, será que rola uma resenha do soundbar? Pretendo comprar um e colocar no mesmo lugarzinho! Na verdade a estrutura do meu apto é MUITO parecido com o teu!

    Rafa

    • Reply lariz 2 de julho de 2015 at 16:57

      oie Rafa 🙂 é pra voltar mesmo <3
      até podemos fazer uma resenha, mas não é soundbar, é um home theater antiguinho mesmo da samsung, tem as caixinhas penduradas no painel tb. ele é ok, mas como compramos há uns 7 ou 8 anos nem sei se ainda tá no mercado e acredito que tenha coisas mais modernas hoje em dia, até como a própria soundbar. o próximo que a gente comprar ou vai ser soundbar ou pelo menos sem fio, pq é uma trabalheira ficar escondendo fio atrás de painel! mas de qualquer maneira, recomendamos mt a samsung, temos várias coisas deles na nossa casa e tudo ok e se você tiver assim com $$$$$ sobrando, aí sony sempre é melhor <3

      • Reply Rafaela 3 de julho de 2015 at 11:34

        Joiaaaa!
        SIm, por este motivo, fios, que não compramos nada ainda! rsrs

        Valeu pelas dicas!

  • Reply Livia Kizli 2 de julho de 2015 at 16:36

    Nossa, amei. Eu tô com a coceirinha da reforma me atacando, e depois desse post então… Quando a gente se casou e montou a casa – faz uns três anos isso – eu tava super empolgada com tudo da nossa decor. Aí o tempo foi passando, a vida corrida foi tomando conta, e eu fui me desligando um pouco… cantinhos que ficaram pra terminar nunca foram terminados e cantinhos que eram legais hoje já não estão mais, kkk. E agora eu tô doida pra sair pintando parede, mudando móvel de lugar… faz tão bem a gente tá amando a cara da nossa casinha né?

    • Reply lariz 2 de julho de 2015 at 16:52

      ai, sabe que foi tão corrido e tão trabalhoso, mas na verdade a gente morre de saudades! estamos tentando vender o apartamento porque queremos uma casa e aí com certeza vamos passar por tudo isso de novo. legal te ver aqui, hoje mesmo fui comprar as coisas no 1,99 para fazer o prato suporte pra bolo, tu se importa se eu fizer um DIY aqui pro blog tb? com certeza vou dizer de onde tirei o original <3 e minhas fotos não serão tão lindas ;( hahahahaha

  • Reply Nanda carvalho 2 de julho de 2015 at 22:04

    Estamos passando pela fase da reforma agora, para daqui a pouco começar a parte de decoração, não vejo a hora! O ap de vcs é muito lindo e inspirador!

    • Reply lariz 3 de julho de 2015 at 08:54

      Oie Nanda! Boa sorte pra vocês nesse período, porque é cansativo mas no final sempre vale a pena! Adorei seu blog, os diy são muito legais e fiquei encantada com seu chá <3 voltarei mais vezes com certeza! Obrigada pelos elogios e volte sempre :**

  • Reply Casa Design Studio 3 de julho de 2015 at 08:02

    Olá Lariz!

    E cá estou pela primeira vez no seu blog e já me deparo com um post lindo assim, com tanto amor e bom gosto reunidos. Eu amei o apê de vocês, olhando como estava antes achei surpreendente vocês terem ido morar em 3 meses, uau! Incrível isso!
    Achei a sua sala de jantar maravilhosa, fiquei uns minutos admirando ela, e as pastilhas preto, branco e cinza tenho exatamente as mesmas no meu banheiro! =) <3
    Beijo grande! Voltarei mais vezes.
    Thamyrez

    • Reply lariz 3 de julho de 2015 at 09:20

      Thamy, que bacana ler isso <3 passei no seu blog tb e fiquei encantada, já foi pro blogroll <3 a gente conseguiu fazer tudo em 3 meses porque rolou um planejamento de 1 ano e meio antes, para sabermos exatamente tudo que a gente tinha que fazer, desde o momento que pegamos a planta já tentamos decidir tudo tintim por tintim assim quando pegamos a chave já sabíamos exatamente o que fazer! bjs querida e volte sempre!!

  • Reply Rê Becker Wentz 3 de julho de 2015 at 12:48

    nosssssa guria fiquei de cara, q m**** de empresa hein?

    imagina quanto vcs gastaram só pra arrumar o apê pra daí deixa-lo como vcs queriam. E entrega sem piso? Nunca vi isso!

    mas pode ter certeza q o esforço de vcs valeu muito a pena, ele ficou simplesmente perfeito!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    • Reply lariz 3 de julho de 2015 at 13:39

      sim guria, gastamos uma nota pra conseguirmos ajeitar tudo. sem a piso a gente já sabia que vinha e tal, até preferimos qdo vem sem piso e sem revestimentos e custa um pouco mais barato pq ao menos escolhemos tudo do nosso gosto… estamos tentando vender o ape e as casas que olhamos para comprar, nenhuma gostamos do piso kkkkk enfim, ônus e bônus dessa vida de reformas né :/

  • Reply BA MORETTI 3 de julho de 2015 at 23:40

    ai que cafofo charmoso ♥ louca pra ver a saga decorativa 🙂

    • Reply lariz 6 de julho de 2015 at 08:28

      logo logo sai a segunda parte. a GÊNIA que vos fala fotografou tudo ontem e deixou o cabo da câmera em casa hahahahahaha <3

  • Reply Dani 6 de julho de 2015 at 14:30

    Oi, Lariz!

    Sou mais uma que venho do Comprando meu Apê! Acabamos de fazer a vistoria no nosso e logo, logo as chaves estão chegando! Adorei ler que vocês começaram a planejar tudo 1 ano e meio antes. A loka da ansidade aqui, ficou vendo coisas e coisas desde o momento de assinar o contrato kkkk E já ficava pensando em lugar dos móveis; piso; o que fazer de primeira o que não fazer, enquanto todo mundo falava para eu baixar a bola! E agora estamos mais ou menos como vocês: já sabemos direitinho onde queremos cada coisa! Estou muito tranquila, então acho que valeu a pena! <3

    Vou adorar acompanhar os passos da reforma de vocês! O que pensei em sugerir é sobre a questão dos pisos! Como foi a escolha, se vocês consideraram colocar porcelanato em tudo e etc. Nós decidimos colocar porcelanato em tudo, mas às vezes bate uma dúvida! hehe

    bjos!

    • Reply lariz 6 de julho de 2015 at 14:50

      Oie Dani!! Bem que vocês fazem em se programar com antecedência, tudo que a gente escolhe na pressa e na correria tem grande chance de custar mais caro e não ser a melhor opção disponível! É mais bacana ir escolhendo e decidindo tudo com calma, compramos nosso piso, pastilhas, porcelanato, cuba do banheiro e etc com mais de um ano de antecedêcia! Claro que tínhamos um bom espaço para deixar armazenado, mas quando chegou a hora de fazer já tava tudo na mão.
      A escolha do piso pra nós foi bem simples, primeiro porque moramos no Rio Grande do Sul e faz frio pra caramba aqui no inverno. Fora que pessoalmente, por gosto pessoal mesmo, nem eu nem o Dudi gostamos de piso frio, tem pessoas que preferem e não gostam de outro tipo de piso, mas a gente adora o toque aconchegante da madeira. Na época que compramos ainda não se falava tanto em vinílico, hoje se fossemos fazer outra casa ou apartamento e tivéssemos verba acho que escolheríamos o vinílico, mas porcelanato em tudo pra gente nunca foi uma opção, só coloquei na cozinha mesmo porque o laminado não pode molhar muito e fiquei preocupada caso algum dia estourasse um cano ou a máquina de lavar transbordasse kkkkk! Acho que você tem que pesar bem o que vocês gostam e preferem, eu tenho os dois em casa e acho os dois com a mesma praticidade de limpeza, o laminado até acho mais fácil porque o porcelanato marca muito, depois que passa o pano tem que esperar secar 100% senão fica marcas de pé ou até do pano. Espero ter te ajudado!! Beijos e boa sorte na reforma, volte sempre, logo mais sai a próxima parte da reforma!

  • Reply Paula 6 de julho de 2015 at 19:07

    Muito lindo o ape de voces. Adoro o blog, ando ate pensando em me aventurar nas DIY por causa dele. Voces sao muito queridos.

    • Reply lariz 7 de julho de 2015 at 08:00

      Querida! Eu lembro de ti na janta da pizza lá em São Vicente! Se você for se aventurar no DIY manda foto pra gente depois! Beijo e continue nos acompanhando aqui no blog <3

  • Reply Lidiane 11 de julho de 2015 at 22:50

    Olá Lari,

    Sou Lidiane, conheci seu apê (lindo, fofo e criativo) através do site Comprando meu apê, depois descobri o blog de vocês. Meu apartamento é super apertado, moro em Maceió e esporadicamente recebo visitantes. Preciso de um home office que atenda minhas necessidades, pois faço Doutorado, sou professora e ainda recebo os parentes, já pesquisei bastante e o que me chamou atenção foi o fato de colocarem um sofá. Por isso, queria maiores detalhes sobre as escolhas, medidas, profundidade dos móveis. Sei que vocês fizeram o aparador amarelo da sala, a estante modular amarela do home office foram vocês tbm? Tem algum post a respeito disso no blog? Parabéns pelo lindo apartamento. Beijos! Lidiane Lira

    • Reply lariz 13 de julho de 2015 at 15:23

      Oie Lidi!!! Que bacana que você chegou no nosso blog, espero que esteja gostando dos posts ♥
      Estamos postando tudo sobre como foi a montagem dele, em cada etapa da obra! Nosso quarto e nosso home office que também é quarto de hóspedes vai ser o assunto do próximo post, siga nos acompanhando por aqui que logo logo vai ter post contando nossas escolhas pra essas peças da casa! Bjs!!

  • Reply Empresa de Pinturas 23 de abril de 2017 at 12:41

    Quero parabenizar ficou lindo

  • Deixe uma resposta