Decoração Faça Você Mesmo - D.I.Y Jardim

Faça Você Mesmo: Cantinho Verde

29 de abril de 2015
cantinho-verde

Desde que eu e o Dudi mudamos para o nosso apartamento que nós tentamos criar um cantinho verde lá em casa. Já fizemos diversas tentativas, mas quase sempre as plantinhas morrem. Diz o Dudi que eu sofro de excesso de amor por elas, quero muito cuidar e acabo dando muita água e afogo as pobrezinhas. Depois que vi esse post do Medo da Pressa, fiquei mais empolgada ainda para tentar montar um cantinho verde pra gente.Como o Pinterest é meu pastor e nada me faltará, entrei lá e separei MUITOS diy para customizar meus vasinhos em casa. Como o tempo anda difícil e a vida tropeçando, ainda não consegui nem comprar meus vasinhos, quanto mais fazer algum para mostrar aqui no blog, mas não sou egoísta e vim dividir com vocês os tutoriais mesmo assim ♥

Fiz um apanhadão de tutoriais, por isso são vários materiais, dependendo do vasinho que você escolher fazer, mas basicamente você vai precisar de:

https://i2.wp.com/dudielariz.com.br/wp-content/uploads/2015/04/dudi-e-lariz-cantinho-verde-000.jpg?resize=780%2C557

Como eu disse antes, achei muitos sites com tutoriais, então vou organizar um por um aqui com os devidos créditos, mas como todos eles são em inglês e às vezes citam uns materiais que não temos aqui no Brasil, eu adaptei pro português e utilizei as fotos deles, certo?

TRIÂNGULOS DOURADOS

Esse tutorial eu encontrei no blog Miss Renaissance. Todas as fotos e o tutorial são de autoria do mesmo. Ele é bem simples e só precisa de: tinta acrílica em uma cor que você goste, tinta acrílica metalizada dourada, vasinho de barro, fita crepe, primer, pincel.

Uma dica que serve para todos os vasinhos de barro que você pintar: antes de tudo, aplique uma camada de primer (ou base acrílica) para selar bem os poros do barro e receber melhor a tinta. Sugiro também que depois de pintados seja aplicado uma laca ou verniz acrílico, para impermeabilizar a pintura.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-002

Depois de aplicar o primer ou base acrílica nos seus vasinhos, pinte eles com a tinta acrílica da cor que você escolher. Pode ser com pincel ou tinta em spray. Espere secar bem.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-003

Como eu disse, nesses blogs gringos às vezes eles utilizam materiais que eles encontram super fácil lá fora, mas que não temos no Brasil ou que ficam super caros para comprarmos e acaba não valendo a pena. Nesse tutorial ela usou um papel chamado “Gold Leaf” que é super usado para customizar qualquer coisa, basta aplicar com cola e ele dá aquele ar dourado e texturizado lindo que a gente ama, mas né? Aqui não achei nada parecido, então TACA TINTA DOURADA que tá de boa. Tutoriais possíveis, vamos manter isso em mente, ok?

dudi-e-lariz-cantinho-verde-004

Voltando ao tutorial (foco, cadê você?), depois que os vasinhos estiverem bem secos, marque com fita crepe um triângulo de cada lado para isolar a área, depois que você marcar os triângulos é só passar tinta acrílica dourada com um pincelzinho. Espere secar bem para remover a fita crepe e voilá, vasinhos novos e super classudos para o seu cantinho verde.

ESPINHA DE PEIXE 

Esse tutorial eu encontrei no blog Sparkle Living, e as fotos e tutorial a seguir são de autoria deles. É um desses tutoriais super simples mas que dá um efeito super bacana.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-005

Primeiro pinte o vasinho todo com a cor de base que você escolher. Depois cole fita crepe demarcando o espaço da espinha de peixe.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-006

Depois disso, pinte os espaços em branco com a tinta da cor escolhida. Acho bacana que os espaços não fiquem exatamente iguais, como é um trabalho manual e não algo industrializado feito por uma máquina, pequenas imperfeições são normais e na minha opinião, é isso que dá o charme desse vasinho. Depois que estiver bem sequinho, basta remover as fitas com cuidado.

DEMARCAÇÕES 

Aqui não tem mistério não, amigo. É basicamente pintar o vasinho de uma cor de base e demarcar com fita uma determinada área a ser pintada de outra cor. Eu sei que parece até simples demais para estar em um post, mas confere aqui embaixo as inspirações, aposto que tem um vasinho sem graça na sua casa que pode se beneficiar muito dessa dica. Se quiser acompanhar os tutoriais originais, as imagens estão linkadas para os seus respectivos blogs.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-007

Dica extra: tinta dourada, apenas amor e luxo em forma de tinta ♥

dudi-e-lariz-cantinho-verde-008

dudi-e-lariz-cantinho-verde-009

dudi-e-lariz-cantinho-verde-013

MARMORIZADO

Tem um pote de sorvete vazio em casa? Pega ele lá, enche ele de água e coloca umas duas ou três cores de esmalte de unha, mistura com um palitinho e mergulha o seu vasinho dentro. Se o vasinho for de barro, ele precisa ser todo pintado com tinta acrílica primeiro e se for de plástico dá pra mergulhar direto mesmo.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-012

ENCORAJADORAS

Esse tutorial aqui é o que eu mais preciso fazer pras minhas plantinhas. Se as suas plantinhas também andam morrendo loucamente, faz esses vasinhos de auto-ajuda pra elas, vai que da resultado? É só pintar com tinta acrílica na cor branca e escrever com marcador permanente frases encorajadoras. Nos vasos da foto, em tradução livre, está escrito “Eu vou sobreviver”, “Só os bons morrem jovens” e algo como “Abrace cabelo bagunçado”, no sentido de aceitar. Um amor, né?

dudi-e-lariz-cantinho-verde-014

dudi-e-lariz-cantinho-verde-015

SUSTENTÁVEIS

E aí você, amiga, dona de casa, muderna e contemporânea que acha que uma garrafa pet ou uma latinha de milho depois de usada só tem como destino o lixo, que acha que toda e qualquer tentativa de reciclar vai ficar ó, uma bosta, muito feio, senta lá Cláudia que eu vou te fazer mudar de opinião.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-010

Pra fazer esse vasinho, só precisa de garrafa pet limpinha, tinta spray branca e marcador permanente nas cores preto e rosa. Pra facilitar, baixei o molde do rostinho do gato no site original do tutorial, o Brudiy, e estou disponibilizando ele nesse link aqui, para aquelas pessoas sem o menor dom artístico do desenho, aí é só imprimir o moldezinho e passar com carbono pra garrafa antes de riscar com o marcador permanente. Então, pra deixar bem claro mesmo: corte a garrafa com o formato das orelhinhas do gato usando o molde ou a mão livre mesmo, pinte a garrafa com tinta em spray, risque o molde do rostinho com carbono por cima da tinta e finalize com o marcador permanente.

dudi-e-lariz-cantinho-verde-011

Já essa outra belezura aqui, só precisa de uma latinha usada, de achocolatado, milho ou o que você tiver em casa. Depois de tirar toda a parte de cima, dá uma lixadinha se ficar algum metal pra não machucar ninguém. Aí é só passar um sprayzão amigo bem coloridão e pegar uma canetinha posca ou permanente branca e fazer uns rabisquinhos a mão mesmo. Fofura total, né?

Então aproveita esse feriado de sexta e faz um cantinho verde pra você também, seu lar agradece ♥

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Izabela Melo 29 de abril de 2015 at 19:16

    Lari do cééééuuuuu! Só quero dizer que morri de amores por esse post! :O <3 quero todos, todos, todos. Santo Pinterest, hein? hhahaha

    E não fica triste por tuas plantinhas não, aqui em casa já morreram umas 3, inclusive um mini cacto, tu crê? :O :'( hehehe #bixinho. Mas tenho fé que ainda faço um cantinho verde aqui.

    bjão, amore :*

    • Reply lariz 29 de abril de 2015 at 19:43

      Ai guria, eu to bem loca pra fazer esses vasos tb!! So ta faltando um tempinho, mas quero ver se no feriado eu dou um jeito. E aqui em casa até cacto ja morreu, nao sei que que eu tenho hahahaha acho que é excesso de agua mesmo, mas nao vamos desistir!!!

  • Reply Greice Korndorfer 30 de abril de 2015 at 11:02

    Que ideias fofas, amei todas! Aliás, curto horrores o site de vocês. Bjão

    • Reply lariz 15 de maio de 2015 at 11:50

      Querida, que legal Greice!! Volta sempre tá? Beijo!

    Deixe uma resposta