Casamento Faça Você Mesmo - D.I.Y

Faça Você Mesmo: Convite para os Padrinhos

10 de março de 2015
convite-para-os-padrinhos

Desde o primeiro momento em que decidimos que teríamos uma festa de casamento, eu e o Eduardo combinamos que a gente faria o maior número de coisas possíveis, até para dar uma carinha mais especial para esse momento. Algumas dessas coisas a gente já pode mostrar por aqui, outras só vamos postar depois do casamento para não estragar a surpresa de quem vai na festa. Como já entregamos o convite para os padrinhos e madrinhas, tentamos montar com as fotos que  tiramos do processo um passo a passo de toda essa preparação.

Em primeiro lugar, sugerimos sempre buscar referências. Sites como o Pinterest são um grande aliado dos noivos nesse momento.

convite para os padrinhos

Depois de ver centenas de referências, defina como vai ser o seu convite. Nós decidimos dar uma caixinha para cada um deles. Na caixinha da madrinha colocamos uma toalha de lavabo, um sachê para malas/armários e um aromatizador de ambientes. Na caixinha do padrinho colocamos uma mini Freixenet e a gravata que escolhemos para o dia do casamento.

Uma dica importante: tente definir bem direitinho o que você vai fazer para ter em mãos uma lista de materiais completa e só então ir às compras. Nós acabamos acrescentando detalhes no meio do caminho, conforme visitávamos lojas de artesanato e isso resultou em umas 15 idas e vindas nessas lojas para comprar coisas que esquecemos, além de termos desperdiçado alguns materiais que compramos em excesso.

convite para os padrinhos

Lista de Materiais que usamos para as nossas caixinhas:

Madrinhas: 1 caixinha quadrada de mdf com tampa, 1 toalha de lavabo, 2 estampas diferentes de tricoline, 1 pedaço de renda do tamanho da toalha, linha de costura, fibra siliconada em metro, fibra siliconada solta, 3 tipos de fita de cetim com cores e larguras diferentes, cola branca, pincel largo, cola universal para artesanato, fita dupla face meia pérola, rolinho, tinta pva para artesanato, lixa fininha para madeira,  1 folha de papel de seda, 1 vidro de aromatizador de ambientes e 10 varetinhas de madeira, impressão do tamanho interno da tampa da caixa com o texto convite, essência, veículo de perfume.

Padrinhos: 1 caixinha retangular de mdf com tampa, 1 freixenet mini, 1 gravata, 1 estampa de tricoline, linha de costura, fibra siliconada em metro, 3 tipos de fita de cetim com cores e larguras diferentes, cola branca, pincel largo, cola universal para artesanato, fita dupla face, rolinho, tinta pva para artesanato, lixa fininha para madeira, 1 folha de papel de seda, impressão do tamanho interno da tampa da caixa com o texto convite.

Comecei lixando as caixinhas antes de pintar. Eu descobri a lixadeira do meu pai que foi uma super aliada nesse momento. Enquanto eu lixava as partes externas com a lixadeira, o Eduardo lixava a parte interna com a lixa. Dica: é meio óbvio, mas não lixe as caixinhas nessa posição da foto, vai doer pra caramba depois. Depois de quase ficar com os braços inutilizados de tanto lixar, eu pintei as caixinhas com rolinho e tinta PVA para artesanato, e entre uma demão e outra, lixei mais um pouquinho para garantir. Nas nossas caixinhas foram 3 demãos de tinta. Não finalizei com verniz depois, mas quem tiver mais habilidade acho que é recomendado um vernizinho.

convite para os padrinhos

Como nossas tampas foram forradas de tecido e meio estofadinhas, eu marquei na fibra siliconada em metro o contorno externo da tampa da caixinha e recortei a fibra. Passei cola branca com o pincel largo na parte de cima da tampa e colei a fibra. É sempre bom dar uma passadinha de tesoura depois ao redor, para garantir um acabamento melhor. Depois para forrar com o tecido, eu assisti esse tutorial no Youtube, e recomendo bastante.

Com todas as tampinhas forradas, chegou a hora de colar as fitas ao redor. Medi com cuidado o contorno externo da tampa e cortei as fitinhas um pouquinho maiores que ele. No caso das nossas caixinhas, cortei duas fitas de largura diferente e cor diferente, para dar um efeito bacana. É legal que a sua fita maior tenha exatamente o tamanho da lateral da caixinha, assim você esconde qualquer problema que tenha dado na hora de forrar (nem sempre fica tudo perfeitinho, né gente?). Aí você pode colar as fitas com fita dupla face mesmo. Eu colei as primeiras com cola jeans, mas deu uma manchada, aí que surgiu a ideia de colocar a fita mais fina por cima (quem disse que o defeito não é o pai da criatividade?). O acabamento central você pode dar de sua preferência. A gente escolheu finalizar o meio com um laço chanel duplo. No das madrinhas coloquei uma meia pérola no meio, para dar um charminho extra. Peguei tutorial do laço chanel aqui.

convite para os padrinhos

É bacana você sempre tentar dar uma identidade legal para a sua lembrancinha. A gente usou na caixa das madrinhas o mesmo tecido na tampa, na toalha e no sachê, e usamos as mesmas cores de fita em toda a caixinha. Além disso, usamos o mesmo laço chanel na tampa da caixinha e no aromatizador de ambiente, são essas coisas que vão deixar a sua lembrancinha mais linda ainda no final. Para a caixa dos padrinhos não ficar deslocada, utilizamos o mesmo lacinho do sachê das madrinhas para embrulhar a gravata, e as tampas de ambas as caixinhas tem o mesmo acabamento de fitinhas e laço chanel, apenas diferenciando com a meia pérola para as madrinhas.

convite para os padrinhos

Para fazer as toalhinhas, eu escolhi 2 tricolines diferentes e uma renda mais grossinha. Aí assisti esse programa e consegui fazer elas direitinho. Para o aromatizador de ambientes, misturei meio a olho no tamanho do vidrinho, coloquei metade do vidrinho de veículo de perfume e 1 potinho de mais ou menos 20ml de essência concentrada. Depois foi só agitar bem para misturar. Se você quiser que tenha uma cor bonitinha no seu aromatizador, pode colocar corante também, vende nas mesmas lojas de artesanato das essências e do veículo. O laço do aromatizador foi feito da mesma maneira que o da caixinha, mas para colar a fita no vidro eu usei cola universal para artesanato, para ficar bem firme.

convite para os padrinhos

Para os sachês eu cortei um retângulo de 15×20, na mesma tricoline da tampa e da toalha. Dobrei ele ao meio, com o lado direito para dentro e do lado avesso costurei a lateral aberta. Centralizei a lateral costurada no meio do sachê e aí costurei a parte inferior, deixando a parte superior aberta para colocar o enchimento. Nessa hora, o único cuidado é para abrir a costura da lateral, deixando cada parte virada para um lado. Passar com o ferro para abrir as costuras também pode dar uma ajudada. Depois de fazer as duas costuras, foi só desvirar do avesso e dobrar 7 cm da parte de superior para dentro, para o acabamento superior ficar estampadinho por dentro também. Aí foi só encher de fibra siliconada com um pouco de essência, amarrar tudo bem amarradinho com barbante (aqui vale a pena se você tiver tempo, dar uma costuradinha para manter o sachê bem fechado) e aí finalizar com o laço. Esse laço bonitão do sachê (que também usamos para amarrar a gravata) eu fiz conforme esse tutorial.

Para finalizar, montamos tudo com o papel de seda no fundo, e a seguinte mensagem colada na parte interna da tampa:

convite para os padrinhosGente, não preciso nem dizer o quanto todo mundo amou, né? Mas vou dizer porque sou dessas: eles amaram MUITO. E a gente ficou felizão, sabendo que quando a gente faz tudo com muito amor as pessoas percebem e ficam felizes também.

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Kellen 30 de abril de 2015 at 13:00

    Olá Lariz, aonde tu encontro esses vidrinhos iguais aos teus??

    • Reply lariz 30 de abril de 2015 at 13:40

      Olá Kellen!
      Eu comprei esses vidrinhos em um 1,99 da praia que eu vou aqui no sul, Arroio do Sal. paguei R$ 7,50 cada um!

      • Reply Kellen 3 de maio de 2015 at 13:25

        Ah que pena, sou de POA! Achei ótimo o tamanho deles e muito bonitinhos!
        Vou dar uma procurada em POA.
        Obrigada querida! Adoro o blog de vcs, sempre que ser vai postando teus DIY! 🙂

        • Reply lariz 15 de maio de 2015 at 11:50

          Kellen, pode deixar que vou postando sim! Só que a maioria só posso postar depois do casamento, pra não estragar a surpresa hahaha. Tenta no centro de POA, deve ter alguma coisa bacana lá certo! Bjs!

  • Reply Mariana 22 de maio de 2015 at 11:09

    Lari, eu de novo! hahaha
    Onde você comprou as gravatas? *—-*
    Bjs, Mari

    • Reply lariz 22 de maio de 2015 at 11:36

      Oie Mari!! Compramos elas na loja TNG, acho que foi R$ 29,90 cada uma! Na época foi a unica loja que eu encontrei 8 iguais…

  • Reply Hanna Faria Coelho 8 de junho de 2016 at 11:14

    Lariz, Bom dia! Teria como mandar o modelo da mensagem colada para edição!? Amei o blog! Cada detalhe com cuidado e carinho s2

    • Reply lariz 8 de junho de 2016 at 11:47

      Olá Hanna 🙂 infelizmente não salvamos o editável dela, apenas a imagem pronta, mas é só a fonte AMATIC normal e a mensagem escrita, não tem muito segredo não 🙂

    Deixe uma resposta